Medalhista paralímpica assume gestão de tradicional escola de natação em Natal e busca formação de novos paratletas - Single

Tutubarão comemora 40 anos de tradição no esporte potiguar e passa a ter Edênia Garcia como uma das gestoras do projeto

A escola de natação Tutubarão, tradicional centro de formação esportiva de Natal, está sob nova administração. O espaço comemora 40 anos e promove a reinauguração neste sábado (12), a partir das 5h30 e segue até as 12h. A academia passa a ter entre os novos gestores a medalhista paralímpica Edênia Garcia, que conquistou a prata nos 50m costas em Atenas 2004 e Londres 2012, e bronze nos 50m livre, em Pequim 2008, além de um tetracampeonato mundial da modalidade, e seu irmão Wescley Garcia, empreendedor e profissional de Educação Física. Os irmãos deram as primeiras braçadas na natação justamente no Tutubarão, ainda na infância. Agora, passam a comandar as atividades esportivas no local.

O espaço mantém a credibilidade e história de um longo trabalho de atendimento socioeducativo à comunidade, mas passa a ter uma nova identidade, com uma figura mais moderna para o mascote “Tutubarão”. No local, haverá ainda a ampliação para atividades de halterofilismo e aulas especiais de condicionamento físico, saúde e reabilitação.

Com 34 anos, Edênia Garcia está em preparação para os Jogos Paralímpicos 2024, em Paris. Paralelo a isso, a nadadora foi eleita, em 2021, presidente do conselho fiscal do Comitê Paralímpico Brasileiro até 2025 e já encaminha sua atividade para a área administrativa. Para Wescley, a nova fase da Tutubarão com a presença de paratleta pode atrair a atenção de entidades privadas ligadas ao esporte paraolímpico.

“Iniciamos um novo formato, com a possibilidade de realizar projetos paralímpicos com a presença do Comitê Paralímpico Brasileiro ou de outras empresas privadas, criando uma metodologia ‘Edênia Garcia’ de natação para pessoas com deficiências, com autismo, assim como para o público geral”, conta Wescley Garcia.

Reinauguração da escola de natação Tutubarão
Data: Sábado, 12 de março
Horário: das 5h30 às 12h
Local: Av. Nascimento de Castro, 954 – Lagoa Nova





0 Comentários

Deixe o seu comentário!